Penha Garcia, no concelho de Idanha-a-Nova, foi este fim-de-semana galardoada pela ATA - Associação de Turismo de Aldeia com a entrega do certificado de "Aldeia de Portugal".
A entrega do certificado foi antecedida pela conferência “Penha Garcia - Aldeia de Portugal”, que contou com a presença de mais de três dezenas de pessoas, onde foram apresentadas ideias, linhas orientadoras e compromissos para uma estratégia para o futuro, com a intervenção do autarca de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, que também preside à direção da Adraces, a Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul que formalizou e apresentou a candidatura de Penha Garcia a Aldeia de Portugal, do Presidente da Junta de Freguesia de Penha Garcia, Raúl Antunes, e de Teresa Pouzada, Presidente da Associação Turismo de Aldeia.
Armindo Jacinto referiu que “a atribuição da marca ‘Aldeia de Portugal’ a Penha Garcia é o resultado de um processo construído pelos atores locais da aldeia após a realização de reuniões periódicas dinamizadas pela equipa técnica da Adraces e da ATA em parceria com a Junta de Freguesia de Penha Garcia, Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e restantes forças vivas de Penha Garcia”.
Porque nem só de cidades se faz Portugal, Penha Garcia passa, assim, a integrar a rede Aldeias de Portugal que conta atualmente com mais de 40 aldeias em todo o território nacional.
“É um momento importante para Penha Garcia, para o concelho de Idanha-a-Nova e para toda a região, que passa a ter um destino com uma marca distintiva e a pertencer a uma rede que oferece várias oportunidades”, acrescentou Armindo Jacinto.
Para assinalar a entrada nas Aldeias de Portugal, o fim-de-semana ficou marcado por um conjunto de atividades, nomeadamente um passeio pedestre "A Rota dos Fósseis" que teve lugar na tarde de sexta-feira, dia 16.
No sábado, após o almoço servido no Largo da Igreja onde os participantes tiveram a oportunidade de degustar a famosa sopa de grão com massa, confecionada em panelas de ferro, foi descerrada a placa que assinala a conquista do certificado de “Aldeia de Portugal”, seguida da visita guiada à exposição fotográfica “Um Retrato de Penha Garcia | Aldeia de Portugal”, patente pelas principais ruas da localidade. As fotografias expostas contêm um código QR com informações sobre a aldeia e os rostos, fragmentos do quotidiano destes atores locais determinados em dar um futuro à aldeia valorizando o seu passado.
De tarde, decorreram jogos tradicionais no Largo da Igreja animados pelo Grupo de Cavaquinhos de Penha Garcia.
O momento alto aconteceu com o espetáculo musical e visual com integração de novas tecnologias e novas sonoridades denominado “Um Retrato de Penha Garcia | Aldeia de Portugal”, numa homenagem dos habitantes de Penha Garcia a uma das figuras mais icónicas da raia, Catarina Chitas, cantadeira e adufeira (1913 – 2003) na hábil missão de agradecer a memória, o orgulho e a identidade desta aldeia a Catarina Chitas.
A aldeia de Penha Garcia foi a primeira localidade do distrito de Castelo Branco a acolher a iniciativa "Aldeia em Festa" que apoia a comunidade local a valorizar o seu património, cultura, gastronomia ou produtos endógenos. Um fim-de-semana de celebração do que é o estilo de vida de uma aldeia, através dos retrato coletivo das gentes de Penha Garcia, combinando os seus habitantes e suas histórias com uma das figuras mais icónicas da região, Catarina Chitas.
ADRACES © 2025 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: citricweb.pt