No âmbito do projeto de cooperação interterritorial Tejo Vivo, a rede que integra os cinco Grupos de Ação Local (GALs) portugueses, que representam 22 municípios, onde residem mais de 415 mil habitantes, numa área que se estende por mais de 9 mil km2, realizaram uma ação de promoção das potencialidades do território junto ao maior rio da Península Ibérica, em Vila Velha de Rodão.
Esta ação, inserida na programação da Feira dos Sabores do Tejo, evento que decorreu de 28 a 30 de junho em Vila Velha de Ródão, dinamizada pelo Município de Vila Velha de Ródão, contou com um stand representativo das dinâmicas dos territórios dos parceiros do projeto Tejo Vivo: Ribatejo Interior (TAGUS); Ribatejo Norte (ADIRN); Beira Interior Sul (ADRACES); Ribatejo (APRODER) e Pinhal Interior Sul (Pinhal Maior). O espaço permitiu promover, divulgar e valorizar as potencialidades dos territórios rurais do tejo e aproximar as comunidades ao Tejo, relembrando a sua importância histórica e cultural, com foco nas áreas temáticas: agricultura e ambiente, turismo e património.
No decorrer do evento, permitindo o intercâmbio cultural dos territórios com margens ribeirinhas ao rio Tejo, os participantes realizaram, no sábado dia 29, um percurso de barco no Tejo Vivo, com observação da fauna e flora, com uma visita ao Parque Ambiental do Tejo e ainda um workshop e showcooking com produtos do Rio e sua importância para a valorização dos territórios Tejo Vivo, dinamizado pelo Chef Leonel Barata e pela Nutricionista Inês Lourenço. O workshop possibilitou conhecer alguns benefícios relacionados com o consumo de peixe do rio associado à dieta mediterrânica e à promoção da saúde e da qualidade de vida. Esta iniciativa de interesse acrescido por todos os que se quiseram associar permitiu a aprendizagem de alguns produtos que não ignoram aspetos relacionados com a sustentabilidade ambiental, bem como a demonstração da possibilidade efectiva de se comercializar de forma inovadora o peixe do rio associado a outros produtos endógenos de qualidade, nomeadamente o azeite e ervas aromáticas.
O evento contou ainda com um momento de música trazido à viola por Tom Hamilton e uma degustação gastronómica de produtos Terras D'Oiro.
O projeto de cooperação interterritorial Tejo Vivo, apoiado pela medida 10.3- Cooperação Interterritorial do PDR2020, do Portugal 2020 e financiado pelo FEADER vai realizar no decorrer dos próximos meses várias ações de valorização em termos turísticos e patrimoniais dinamizadas pelos parceiros em cada um dos cinco territórios que será participada pelos restantes parceiros e agentes locais, permitindo, também, o intercâmbio cultural entre as gentes das margens ribeirinhas, e atraindo visitantes aos territórios do Tejo.
ADRACES © 2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: citricweb.pt