Um grupo de alunos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, no âmbito do "EduVillage" projeto piloto de Revitalização e Inovação Territorial de Pequenas Povoações e Aldeias Transfronteiriças estiveram em Penha Garcia de 17 a 24 de Julho, a desenvolver um programa de aprendizagem e trabalho incrementado em estreita ligação com a comunidade local desta Aldeia de Portugal.
Esta primeira edição serviu de ponto de partida para este projeto promovido pela ADRACES - Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul, a entidade Aldeias de Portugal - Associação do Turismo de Aldeia e Município de Idanha-a-Nova, tendo como objetivo trazer a Penha Garcia, até final de 2025, 500 estudantes em programas de formação assentes em três pilares fundamentais: Educação e Tecnologia, Sustentabilidade e Impacto Social.
No decorrer da semana de trabalho foram realizadas inúmeras atividades num envolvimento local muito forte, onde se proporcionaram experiências enriquecedoras e educativas, tais como a medição da qualidade do ar, sonora e da água do território raiano. Os participantes tiveram ainda oportunidade de vivenciar a fascinante Rota do Contrabando, conhecendo a sua história e cultura.
A este grupo de jovens talentos que vieram até Penha Garcia trabalhar os temas da sustentabilidade, educação, tecnologia e inovação social foi lançado o desafio de pensar nas aldeias 2030, isto é, pensar no futuro das nossas aldeias e nos seus eixos estratégicos e ter um olhar positivo para a ruralidade.
ADRACES © 2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: citricweb.pt