La Raya / A Raia
Rede de Cooperação Transfronteiriça
Área(s) temática(s) de intervenção:
- Redes para o Desenvolvimento
- Rede de cooperação transfronteiriça para o desenvolvimento das zonas rurais Beira Interior Sul e Extremadura (Espanha).
Descrição:
Celebração em 1993 de um protocolo de cooperação entre ADRACES e a ADISGATA (ES) e PATRONATO PEDRO DE IBARRA (ES) com base no qual se instituiu a denominação de "La Raya/ A Raia". O primeiro protocolo de cooperação foi assinado em Vila Velha de Ródão na sede da ADRACES.
Em 1995, aderiram ao projeto mais 3 entidades espanholas e 1 portuguesa, cujas zonas de intervenção são contíguas à zona de intervenção circunscrita pelas "entidades fundadoras".
A rede "La Raya / A Raia" reúne 5 grupos de Acão local LEADER vizinhos, situados dos dois lados da fronteira hispano-portuguesa. As diversas ações resultantes desta cooperação desencadearam uma dinâmica de desenvolvimento integrado numa região fronteiriça presentemente unificada. A intenção era transformar progressivamente zonas até então consideradas periféricas nos respetivos países - devido à sua separação por uma fronteira praticamente estanque - num novo Pólo de desenvolvimento. A experiência "A Raya/A Raia" constitui um bom exemplo de enriquecimento mútuo, que pode favorecer a cooperação entre duas culturas, dois contextos tão próximos e, contudo, tão diferentes.
O programa LEADER I foi o instrumento que permitiu o processo de cooperação transnacional, como havia GAL Espanhol e Português localizado ao longo da fronteira, participando no programa Leader, o que favoreceu claramente uma aproximação entre instituições próximas da fronteira.
Grupos de Desenvolvimento Local aprenderam a conhecerem-se e a trocar ideias em ações ordinárias. Ao descobrir que juntos poderiam desenvolver outras ações e seguir outras linhas de cooperação, decidiram formalizar os seus objetivos com a assinatura de um "Memorando de Entendimento".
Objetivos gerais:
- Aproximação de populações e de regiões vizinhas, mas durante muito tempo profundamente separadas pela história;
- Mobilização dos agentes locais e dos poderes locais em torno de projetos transfronteiriços;
- Promoção de uma identidade territorial comum;
- Utilização sistemática de protocolos de acordo definindo linhas de conduta gerais que servem de referência comum para as ações implementadas;
- Ações comuns de promoção, a fim de desenvolver rapidamente um sentimento de pertença à região;
- Organização de viagens em grupos de um lado da fronteira para o outro, a fim de assegurar o desenvolvimento de laços sociais e institucionais entre as duas zonas e criar uma coesão social transfronteiriça.
Ações:
- Criação da associação internacional "La Raya/ A Raia;
- Lançamento de uma feira anual em comum (com a realização da feira um ano em cada país - Realização da primeira feira em 1994 em Idanha-a-Nova);
- Criação de uma Base de Dados estatísticos relativos às regiões envolvidas no projeto;
- Criação de grupos de trabalho direcionado para as temáticas do turismo, agricultura e apoio a pequenas e médias empresas;
- Realização de ações de cooperação transfronteiriça direcionada para jovens e pessoas idosas.
Destinatários:
Jovens e pessoas idosas situados nos dois lados da fronteira hispano-portuguesa nas zonas rurais da Beira Interior Sul e Extremadura (Espanha).
Parceiros e função da ADRACES na parceria:
- ADRACES (Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul)
- ADISGATA (Asociación para el Desarrollo Integral de Sierra de Gata)
- Patronato Pedro de Ibarra (Comarca de Alcántara)
Em 1994 associaram-se mais estes parceiros:
- As comarcas del Valle del Alagón (ADESVAL);
- Sierra San Pedro- Los Baldíos (SAN PEDRO-LOS BALDÍOS);
- Entidade denominada ADECA ( da comarca de Alcántara, que já estava presente através do Patronato Pedro de Ibarra).
Local de implementação:
Zonas rurais da Beira Interior Sul e Extremadura (Espanha).
Resultados / Produtos:
- A 14 de setembro de 1994 Acordo é assinado "Parceria" Cooperação Transnacional Leader II, que se estende do território de Acão, incluindo municípios Alagon Valley (ADESVAL), Sierra de San Pedro-Os Sertões (SAN PEDRO, LOS inculto) e ADECA entidade chamada (na região de Alcântara, que esteve presente durante todo o Patronato Pedro de Ibarra);
- Criação da associação internacional "La Raya/ A Raia;
- Lançamento de uma feira anual em comum (com a realização da feira um ano em cada país - Realização da primeira feira em 1994 em Idanha-a-Nova) - Atualmente ainda se realiza esta Feira;
- Com o lançamento do LEADER II, esta cooperação alargou--se às outras zonas LEADER da região. Em Novembro de 1995, foi assinado novo protocolo de acordo entre os grupos parceiros (aos três grupos iniciais juntaram-se o GAL Valle del Alagón e a Agência de Desenvolvimento ADESCOVA, ambos do lado espanhol). Este protocolo prevê o lançamento de novas ações de cooperação e cria a associação internacional "La Raya /A Raia", colocando em rede os cinco grupos de Acão local.
Calendarização:
Setembro de 1993 a Junho de 1998.
Programa de financiamento:
LEADER I